top of page
  • Foto do escritorHeron

Onde comprar componentes confiáveis e pcb's de qualidade?

Na postagem passada, tratei de falar sobre a confecção caseira de pcb's. Mas, de um ponto de vista lógico, não existe motivo prático para se fazer uma pcb em casa nos dias de hoje. Até algum tempo atrás era interessante saber confeccionar placas caseiras pois as empresas especializadas quase sempre vendiam acima de certa quantidade e geralmente os preços não eram muito amigáveis. Nesse contexto, saber fazer uma placa caseira era uma boa ideia.


Mas, como as coisas estão evoluindo rapidamente, hoje em dia isso não é mais necessário. Citarei aqui no artigo uma empresa que adquiri pcb's de alta qualidade e incompreensivelmente baratas. Além disso, entregam em casa, o único possível incomodo é a possibilidade de algum atraso na entrega.


Além desse empecilho com a criação da placa, o hobbysta, projetista ou qualquer louco que mexa com desenvolvimento de circuitos eletrônicos, existe a questão da qualidade dos componentes a serem usados. E isso pode ser uma senhora dor de cabeça na sua vida, por experiência própria.


Quando comecei a estudar a área, sempre ia na eletrônica local, feliz da vida, e comprava tudo de bom grado. Montava meus circuitos, as vezes pegava fogo. Revia o projeto, as contas, simulações... tudo estava certo. Os circuitos eram simples, nem tinha muito o que errar. Mas se tudo estava certo, onde estava o erro? Será que finalmente podemos considerar que toda a engenharia e ciência é na verdade uma conspiração illuminati mentirosa que busca esconder que o planeta na verdade tem a forma de um pringles? Não.


A resposta para essa dúvida era bem simples, não precisava rebuscar nada. O motivo do erro foi o fator Brasil, e logo explico. Quando eu ia sorridente comprar meus componentes, achei que o IRFP 250N que eu estava adquirindo era de fato um IRFP250N. Ledo engano, eu estava para descobrir algo que eu já deveria desconfiar, mas sei lá porque nunca tinha pensado sobre.


Acontece que a maioria dos componentes que temos em circulação no mercado brasileiro é adquirido de lojas grandes da China (como aliexpress), e isso é um problema. Mas espera aí, existem algumas postagens que eu fiz até propaganda de produto Chinês, pois tenho alguns que realmente considero bons, então na verdade eu sou um hipócrita illuminati mentiroso que busca esconder que o planeta na verdade tem a forma de um pringles? Novamente, não.


A China basicamente joga para os dois lados, ou seja, ela faz produto merda e barato, mas também faz bons e mais caros. Mais adiante isso ficará mais claro. Fato é que quando você está adquirindo componentes passivos, não importa tanto (com exceção de alguns tipos de capacitores) a originalidade. Mas com componentes ativos, semicondutores, pode importar muito.


Quando procuramos chips como o NE555 (e todas as suas variações), UA741, TL494 e SG3524 vemos que eles são tão comuns de se achar que não tem muito porque você adquirir um original. Mas se você trabalha com tensões, frequência e potência altos, os componentes ativos que lidam com essa energia devem ser muito bem escolhidos para a aplicação. Nesse contexto, é imprescindível saber as características reais do componente até mesmo por questões de segurança. Conseguimos satisfazer essa condição apenas de 2 modos ao meu ver: ou compramos componentes originais de fontes de confiança, ou reaproveitamos componentes originais de placas de sucatas.


Mexer com sucata pode ser interessante para um hobbysta que cria seus circuitos, mas se você presta um serviço na área ou pretende criar um produto, essa prática é inadmissível (ou deveria ser). A saída então é procurar uma fonte confiável de produtos originais para os componentes mais sensíveis do circuito, mas quando você vai conferir essa fonte que se reside o problema.


Não tenho muito conhecimento ainda, mas até então eu só tinha ouvido falar da Mouser e da Digikey, e em ambas o preço final é desanimador. Todos os itens são vendidos em dólar e o envio também, então na hora de escolher os componentes é maravilhoso, eles têm de tudo, mas na hora de fechar o carrinho e fazer a conversão das moedas... melhor fechar a janela do navegador e ir fazer outra coisa. Era um valor completamente fora da minha realidade, nas duas lojas, e foi um grande banho de água fria.


Comecei a retirar componentes de sucata por algum tempo e usá-los em alguns circuitinhos caseiros, até que um dia me deparei com alguns vídeos que despertaram minha atenção. Resolvi dar uma chance, comprei alguns BJT's e MOSFET's na loja e aguardei. Demorou algumas semanas para chegar, por volta de 5 .








De início não dei muita bola, pois mesmo conferindo se eles realmente eram revendedores reconhecidos das marcas de prestígio que alegavam (como ON Semiconductor, IXYS, etc), e vendo que sim, eu já estava quase sem esperanças com a China em relação à componentes eletrônicos.


Testei os componentes, inicialmente verifiquei alguns valores e vendo se batiam com o datasheet, tudo estava dentro do tolerável. Fui aumentando a potência gradativamente e realmente eles responderam muito bem. Não estressei por um tempo longo todos, apenas um de cada modelo para ter uma pequena referência de como estavam os valores dos componentes do lote recebido. Nessa loja as coisas não são muito baratas, mas não tem comparação com a Mouser e Digikey, na LCSC o preço é bastante acessível.


Até agora fiz apenas uma compra no site e não estou sendo patrocinado nem nada disso pela empresa. Por enquanto o saldo é positivo. Sem dúvidas comprarei lá novamente porque tudo veio muito bem embalado e funcionando como deveria


Comecei a postagem falando sobre possibilidades de confecção de pcb's e depois mostrei que não somente as placas, mas também os componentes, são muito importantes de se garantir a qualidade. Já disse qual a loja que é uma ótima alternativa para sanar o problema dos componentes, agora vou mostrar onde você pode confeccionar sua pcb de maneira barata e com qualidade.



5 placas de 2 layers com até 10x10cm sai a 2 dólares, e olha que você ainda nem viu a qualidade dessas plaquinhas. É uma solução extremamente viável pois o custo x benefício é positivamente impressionante. Além disso, essa empresa é da mesma família que a LCSC, então existe a possibilidade de você fabricar a sua plaquinha e comprar os componentes da LCSC e a placa já chegar com todos eles soldados, por um custo baixo. Lembrando que para fazer as placas na jlcpcb, é necessário enviar o arquivo GERBER.









Espero que essas dicas ajudem o leitor da mesma maneira que me ajudaram, e caso tenham algo a acrescentar à postagem, alguma outra empresa confiável e com bom preço ou alguma experiência com essas empresas citadas no artigo, por favor compartilhe conosco pois dessa forma todos saímos ganhando. Agradeço a todos que leram até aqui e me despeço. Até a próxima!!!



46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page